11 de abril de 2016

Um pouquinho de terapia por conta própria


Arrume sua cama.

Quando você tem muito o que fazer e se sente sobrecarregado, arrumar a cama pode ser o primeiro passo para colocar sua vida no rumo certo. Isso também vai te desincentivar a voltar a dormir (pelo menos, é o que se espera).


Mude seu ambiente.

Ficar olhando para as mesmas quatro paredes dia após dia pode ser terrível. Você pode trabalhar em uma cafeteria, biblioteca ou na casa de um amigo? Se puder adicionar “ir a algum lugar” à lista de coisas que fez hoje, você poderá se sentir melhor.



Faça alguma coisa, mesmo que seja uma ação pequena.

Você precisa fazer compras? Agendar uma consulta médica? Responder um e-mail? Se não puder fazer as coisas grandes de sua lista, concentre-se nas coisas pequenas, e não se esqueça de se parabenizar por ter feito algo.



Reconheça que suas emoções são normais.
Sentimentos negativos podem ser complicados, mas eles são parte da existência humana. Raiva, ressentimento, tristeza, decepção consigo mesmo ou com os outros, baixa autoestima, mágoa — tudo isso é normal e todo mundo sente isso. Dê-se ao luxo de ser humano e simplesmente sinta o que você está sentindo.As emoções não fazem de você alguém fraco. Elas fazem de você um ser humano, o que eu acho que todos nós concordamos que somos.


Mas limite o tempo que você passa se lamentando.

Imponha um limite de tempo (literal) para isso. Assim que o tempo se esgotar, faça algo que balanceie e interrompa os padrões de pensamento que estão governando esses sentimentos e siga normalmente com o seu dia. Por exemplo, se você estiver sentado, levante-se e vá caminhar.

Balanceie cada pensamento negativo com dois positivos.
Desafiar a si mesmo a focar em pensamentos positivos realmente faz diferença.
Contrabalançar sua insegurança é uma ótima forma de se afastar do efeito bola de neve inevitável que vem com a negatividade.


Volte seu foco para fora, em direção às outras pessoas.

Parte do que mantém o ciclo de emoções negativas é nossa tendência de pensar em nós mesmos o tempo todo. Em momentos de angústia prolongada, distraia-se fazendo algo por outra pessoa, como ligar para um amigo e perguntar como ele está, ou fazer um favor para alguém. As emoções negativas são normais (e inevitáveis), mas elas não precisam controlar seu dia.



Encontre uma maneira de colocar suas emoções para fora.

Quando a mente está inquieta, escreva pensamentos e associações livres em um pedaço de papel e depois rasgue o papel. E nem releia, porque isso pode levar a um ciclo de negatividade.

Outras sugestões para “botar para fora” incluem: escrever um diário, criar arte ou se exercitar vigorosamente. Praticar alguma forma segura de expressar suas emoções é uma parte importante da terapia e é algo que você pode fazer quando quiser ou precisar.


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