12 de setembro de 2014

O que são crenças?




Crenças são informações internas que surgem independente de sua vontade.  Seu pensamento pode andar por caminhos que você mesmo nem imagina.

Temos muitos pensamentos que não são bons para nós mesmos, são prejudiciais, e por que ainda assim continuamos pensando essas coisas? Por que são pensamentos automáticos. Eles vêm do inconsciente. Se não identificarmos estas crenças disfuncionais acabamos funcionando como que controlados por um controle remoto invisível.

Tudo o que a gente faz na vida é baseado no que a gente acredita, ou seja, baseado em nossas crenças internas. Tudo. A roupa que você escolhe na loja é baseada no que você acredita que é adequado ou não para você. O curso, a escola, que você fez foi baseado no que você acredita que se encaixa com você. As pessoas que você permite que entrem na sua vida são baseadas no que você acredita que possa ser bom, e quando você não consegue se livrar de uma pessoa inconveniente é porque não se acredita capaz de se livrar dele.

Funcionamos baseado em nossas crenças internas, nem sempre o raciocínio lógico participa das nossas escolhas, das nossas decisões.

Cada crença interna é baseada em nossas representações mentais pessoais. Esta é a nossa forma de ver o mundo, e é diferente para cada pessoa. 

O importante é perceber que a gente forma algumas idéias muito distorcidas, e isso nos prejudica de uma forma tão silenciosa que ninguém percebe. É como um cupim que vai comendo a madeira por dentro. Para quem vê de fora está tudo perfeito, tudo lindo! Mas vai lá olhar por dentro.

A medida que passa pela vida vamos acumulando crenças a respeito de nós mesmos e do mundo. Estas crenças se tornam os nossos princípios. 

Chega um momento que você não questiona mais, não é raciocina mais, simplesmente sai agindo e reagindo conforme seus princípios. Por tradição.

É por isso que as pessoas repetem sempre os mesmos erros, por falta de perceber que existem outros caminhos. A gente continua errando porque sair dessa “zona de conforto” é muito difícil. Toda mudança tem que ser trabalhada. É por isso que eu não acredito em milagre. Eu acredito em trabalho. Pesquisar e descobrir qual é o nó que está amarrando. Dá trabalho mais vale à pena.

Isso é crescimento. Bom crescimento é perceber bons frutos na sua vida.
Muitas vezes, deixar nossas crenças de lado, mesmo que estejam nos atrapalhando, limitando nossa vida, pode ser um pouco trabalhoso. As pessoas se apegam às suas crenças.

Entender  o passado é importante porque nem sempre ele está morto e enterrado. Muitas vezes ele está” vivinho da silva”, mas inconsciente. Tem gente que fala assim “ha, eu não fico pensando no passado” mas “você não pensa no passado, mas você pode viver nele”.
O passado deve ser olhado de frente. Mesmo que você tenha vivido algumas coisas que foram muito doloridas. Temos que aprender com o passado para finalmente a gente se libertar dele. “Aquele que não aprende com o passado vive preso nele”.

Você deve mudar as crenças que vêm trazendo desde a infância porque isso vai fazer a sua vida melhorar.
Um exemplo: Pessoas que tiveram um pai muito crítico, muito exigente, um pai difícil de satisfazer. É comum crescerem bastante exigentes consigo mesmo, e ao mesmo tempo com pouca paciência em relação à cobranças. Isso porque ele tem a crença de que só poderá  ser feliz se der o máximo de si em tudo, mas se alguém o cobrar de alguma coisa, ele vai achar que ainda deixou falhas.

Quero lembrar que nem todas as crenças são negativas. É mais uma coisa pra avaliarmos. Temos que decifrar dentro destas crenças, as quais estão nos fazendo mal. Nos cobrando, deixando ansiosos, ou inseguros, etc.

Crenças positivas são boas também. Assim como princípios bons que sua família sempre seguiu como honestidade, humildade, amorosidade.

As vezes, não conseguimos passar por esse processo sozinhos, precisamos de ajuda. Ajuda profissional!!!!
Podemos pensar que as vezes um amigo, um parente, um pai ou mãe, podem fazer esse papel. Mas não, eles apenas te apoiaram em algumas decisões e não te farão enxergar de onde veio essa crença que tanto te machuca, em que você poderá modificar um pensamento para que à frente, você não cometa os mesmos erros ou simplesmente comportamentos.

Continua.....


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...