19 de setembro de 2014

Emoções



  

Augusto Cury:

"A emoção é um campo de energia em contínuo estado de transformação. Produzimos centenas de emoções diárias. Elas se organizam, se desorganizam reorganizam num processo contínuo e inevitável".


          As emoções cumprem funções de grande importância. Podemos citar quatro delas: Prepara-nos e motiva-nos para ações; possibilita avaliarmos os estímulos do ambiente de maneira extremamente rápida, ajuda no controle das relações sociais; são formas de expressão típicas que indicam aos outros as próprias intenções (quando alguém sorri para nós, automaticamente supomos que tem uma postura amigável)


O estudo das emoções é muito importante com relação a nossa sobrevivência enquanto seres Humanos. Se não mantivermos nossas emoções bem estruturadas, nossas chances de sobrevivência ficam bem reduzidas. Somos seres com uma biologia elaborada e de emoções bem refinadas como altruísmo, solidariedade, compaixão. Mas é imprescindível que essas atividades emocionais sejam harmonizadas e equilibradas com o uso da racionalidade e do pensamento analítico e investigativo. Cultivando a tolerância e respeitando as diferenças individuais, a fim de termos um convívio pacífico, teremos todas as chances possíveis para sobreviver em épocas tão difíceis quanto as que nos aguardam no futuro.

Por isso, respire, reflita, pense, aja com seu coração. Não limite emoções, lágrimas, risos, choros, raiva. Essas emoções quando passageiras são necessárias. Somos seres humanos. O problema só está na cronicidade das emoções! Elas permanecendo por muito tempo significa que algo tem que ser mudado!

        Pense nisso!
        Bom fim de semana!

        Fica uma linda música abaixo!

        Namastê.











Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...