31 de maio de 2010

Meu pé de limão bugre! Blogagem Coletiva Vida Simples


É bem assim mesmo! Este é meu simples pé de limão que com ele vem muitas histórias.
Quando compramos esta casa pra reformar, estava toda danificada, e praticamente caindo aos pedaços, mas sabíamos que teríamos que passar o trator! Enquanto andávamos pela casa velha (eu , meu pai e minha mãe), tentando descobrir parte dela que não teríamos que botar literalmente no chão, encontramos este pé de limão atrás de uma edícula também velha lá no fundo do terreno. Meu pai que é perito em "limpar a área" ficou olhando pro pé de limão , olhando pra mim, pra mãe perguntando com o olhar: - Que faremos com isso? E todos sem abrir a boca fitamos a pequena árvore . E aí a decisão! Vamos deixá-la aqui né?!!!
Bem , e foi assim que decidimos por manter esse pé de limão no mesmo lugar. Ele aguentou toda a reforma da casa, permaneceu praticamente intácto, lógico que todos os dias vinhamos e deixávamos recomendações aos pedreiros pra que não tocassem na minha árvore!
Virou xodó de todo mundo, pois depois de um tempo ele floriu e começou a dar os frutos que eram daquele limão vermelho, que é muito bom pra tempero. E assim foi que toda vez que ele se enchia de frutos ficava beeeeemmmm carregado e todos queriam um pouquinho !
É alvo de brincadeiras das crianças, embora não seja muito alto eles conseguem se divertir subindo em alguns de seus galhos, amarrando seus "hominhos", seus cavalos, etc...!!!
Traz muitos passarinhos pra nos visitar, e por incível que pareça, passarinhos mais diversos possíveis.Quando começa a escurecer, ouvimos uma certa sinfonia vindo de lá.
Tem uma boa sombra  pra poder sentar e passar horas meditando, conversando ou apenas quieto!
Veiz em quando, marido acha que ele é um Bonsai e deixa ele redondinho redondinho! Ele reclama de podá-lo (lógico, tem muito espinho), mas se diverte!
Assim como no livro Meu Pé de Laranja Lima, esse Pé de Limão Bugre, nos presenteia com sua companhia, com seus frutos, com sua sombra, e com seus "ouvidos"!
Esse pézinho de limão traz muitas recordações. É um lugar da casa onde realmente é bem simples, que nos divertimos com as coisas mais simples. Mesmo que só olhando pra ele (assim como na foto), parece que ele tem sempre algo a dizer.
É meu cantinho simples.
Que bom que resolvemos deixá-lo aqui!

Essa blogagem faz parte da Blogagem coletiva Vida Simples com o subtema Vida Simples no Lar, promovido pela amiga Mila - Mila's Ville

Abraço
Sam


14 comentários:

Crica disse...

Olá
Adorei seu post.
Muito bom ter árvores queridas em nossa casa, não importa o tamanho.
Prazer em conhecer seu blog!

Mila Viegas disse...

Amei!
Sou completamente apaixonada por limão e o seu limoeiro é um charme! Tb tenho um aqui mas não é da mesma especie que o seu. Que bom que decidiram mantê-lo, seria um crime se desfazer dele.

beijos

Iêda Klein disse...

Samara, escolha perfeita para sua blogagem. Simples e completo. Repleto de vidas.
Beijos Iêda

Yoyo disse...

Muito bom, isso.
Eu adoraria morar em casa para poder plantar árvores frutíferas no quintal.
Passei por cuiriosidade e acabei ficando(virei seguidora)
Bjos

Lúcia Soares disse...

Samara, cheguei aqui pela blogagem coletiva proposta pela Mila.
Lindo seu limoeiro e linda sua história, preservando-o e agora ele agradece com seus frutos.
A vida com simplicidade é mais fácil de ser vivida.
Boa semana!

Luma Rosa disse...

Limão bugre é o mesmo que limão cravo? Ah, me chama pra chupar limão com sal na sua casa? (rs*) Lembrei que fazia muito disso na minha infância! Tempo bom!!
Este limoeiro tem alma! Vai saber!! Beijus,

Tati Pastorello disse...

Oi Samara, cheguei aqui pela postagem da Mila sobre o livro. Que bom que já o comprou, também quero!
Acabei lendo um pouco mais e passei por sua postagem vida simples. Linda a história do limoeiro, que bom que o mantiveram e ele, por gratidão, cuida de vocês com sombra, frutos e beleza!
Adorei a história e a maneira como contou.
Um beijo.

Lu Souza Brito disse...

Olá Samara. Que charme seu pé de limão. Só nao sabia que ele tinha esse nome.
Eu adoro limonada com esse limão. E sempre adiciono uma pitada de bicarbonato de sodio no copo para fazer aquela espuminha.

Françoise disse...

Vim conhecer a privilegiada que já tem em mãos o livro da Mila e acabei ficando e lendo outros posts seu. Lindo texto você escreveu, simples e cheio de vida, gostei de ler...
Este limão lembra a roça da minha vó, ela temperava os bifes com ele e ficavam uma delícia, a limonada com ele então, ai que saudade.

Bjos e prazer em conhecê-la!

Simples Assim disse...

Meninas, o prazer é todo meu em ter vcs passeando por aqui. Muito obrigada pela visita.
Luma, sinceramente conheço como Bugre pq "os Caipira daqui de piracicaba" falam assim. Com certeza deve ter outras denominações. Sei que é vermelho por dentro e bem perfumado!
Bjo no coração
Sa

Jordana Flávia disse...

Que delícia ter um pé de limão amigo da família em casa!
Flores e cores pra você!

Regina Coeli disse...

Oi Samara,
Vim dizer que fiquei muito feliz com sua visita, depois de tanto tempo sendo minha SEGUIDORA (que aconteceu logo depois de ganharmos a BOLSA DE ESTUDOS para a UNIVERSIDADE DO PATCHWORK), recebo seu primeiro comentário... Que legal!!!!Agradeço sua gentileza!
Seu POST da BLOGAGEM VIDA SIMPLES EM CASA ficou excelente!!!
A foto confirma tudo que você contou de modo tão singelo.
Parabéns!!
Eu gosto muito de plantas e seu Pé de Limão Bugre ganhou uma nova fã: EU...
Abração carinhoso cá das Minas Gerais.
Regina Coeli

julia disse...

oiê, passeando por aqui, e, q lindo texto Samara, uma graça. bjnhos p vc e meus anjinhos. Fiquei com vontade de experimentar o limão. rsss passa lá tb no meu fiz novas poesias. fui

Alex Sandro de Paula disse...

Muito legal!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...